quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aula - 06 de Outubro


INTERNET x INTRANET x EXTRANET

As diferenças entre eles são:

A intranet é dirigida para o público interno; não leva em questão a distância ou não. Exemplo: a comunicação de empresas e seus funcionários. Abaixo podemos observar a Intranet da empresa Roche Farmacêutica, onde os funcionários possuem acesso às informações da Corporação Global, notícias externas sobre os produtos da empresa, notícias internas para que o mesmo esteja sempre atualizado.



A extranet é focada para seus parceiros, como fornecedores, distribuidores, pessoas que envolvem a empresa. Nesta parte a empresa disponibiliza algumas informações, não todas, somente as que são necessárias para este público-alvo.
Exemplo: podemos citar um processo realizado na empresa Roche, chamado Ariba, onde os fornecedores e os funcionários de compras conseguem visualizar os pedidos e as faturas ingressadas.




A internet é para todos. Qualquer pessoa acessa o site de qualquer empresa, tendo acesso somente a algumas informações, mais gerais.
Exemplo: o site global da Roche (http://www.roche.com/), onde qualquer pessoa pode ter acesso às informações gerais da empresa e seus produtos.

Podemos citar um exemplo de diferença entre os 3, como:
Um aluno acessando o site da sua faculdade para consultar material, notas, Unidade Web é considerado extranet, pois possue pouco acesso à informação no site.
O professor colocando o material na Unidade Web é considerado intranet, pois ele possue acesso maior.
Uma pessoa que quer conhecer a Universidade é considerado internet, pois possue informação geral e acesso restrito.

SAIBA MAIS

http://www.infonova.com.br/detalhe.asp?f=artigos_oqueeintranet.asp


E- BUSINESS x E-COMMERCE

Podemos classificar E-BUSINESS como B2B, business to business, que é o negócio entre empresas. O E-COMMERCE como B2C, business to consumer, que é o negócio com clientes, o comércio eletrônico para empresas e pessoas físicas.

Existem outros quadrantes conforme segue abaixo:

C2C – negócios entre consumidores, onde um consumidor faz negócios com outros consumidores, como se fosse um leilão.
C2B – os consumidores fazem negócios para as empresas, chamado leilão invertido. Ex.: freelancer, consultoria.
B2G – negócios com o governo.
G2C – governo com consumidores, exemplo: Imposto de renda.
B2E – business to employee – a empresa propicia negócio para seus funcionários, com os benefícios oferecidos por ela; exemplo: seguros, ticket, convênio.

SAIBA MAIS

http://www.e-commerce.org.br/artigos/ecommerce_ebusiness.php



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