quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aula - 27 de outubro de 2009

CRM e Work Flow

CRM ou Gestão de Relacionamento com o cliente, é uma ferramenta utilizada nas empresas que tem como objetivo o foco no cliente. Com ele as empresas podem conhecer a fundo seus consumidores (qual o perfil de cada um, o que normalmente precisam e compram, etc).
Antes o CRM era considerado apenas pura tecnologia. Hoje é considerado uma Filosofia. O CRM exige constante alimentação de informações no banco de dados, para que os mesmos sejam sempre atualizados. O ideal na empresa, é que todos os departamentos tenham a mesma base de dados.

Work Flow monitora passo a passo o tempo em que os processos são feitos. Não tem um controle direto na inspeção de qualidade, porem indiretamente ele pode mostrar onde o processo foi mais demorado ou mais agil, dessa forma com o auxilio do work flow podemos analisar todo o processo. Muitas empresas entes de implantar um ERP, implanta o wor flow, como uma estrategia para se adequar a tecnologia e para o ERP seja implantado com maior rapidez.
Indicações:
  • Existe um tabu de que empresas de pequeno porte porte não podem implementar ERP, no site http://www.1to1.com.br/ eles mostram que é sim possivel...
  • Livro: WORKFLOW: A Tecnologia que Vai Revolucionar Processos
    Autor: Tadeu Cruz - considerado o papa do workflow
O livro mostra como o workflow melhora a eficiência e a produtividade de qualquer tipo de empresa que venha a adotá-lo para automatizar fluxos de trabalho.

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